domingo, 31 de janeiro de 2010

Métodos de recolha de dados - os dados em investigação educacional: realização de entrevistas no terreno: análise dos dados

Já na recta final, numa fase da investigação que se pretende já bem adiantada, o trabalho não abranda, apesar de, neste momento me sentir um pouco à deriva.Feita a entrevista pedida, foi realizada uma grelha para a análise dos dados. O Livro proposto ajudou, mas creio que não chegou, a busca de mais material que me ajudasse a compreender o que eram as categorias, distinguir unidades de registo e de contexto foi necessária. Acabei por completar uma grelha que publiquei no fórum e que espero esteja correcta. Para não estar a trabalhar numa base errada, trocamos a grelha e a entrevista com um colega, para verificação da fiabilidade da análise feita, uma vez que esse colega é externo ao processo relacionado com a minha entrevista.Entretanto sei também que, após um "descanso" da minha análise feita, devo fazer de novo esse trabalho, para verificação da fiabilidade intracodificador. Suponho que, realmente, para que a análise seja fiável, todos estes passos sejam necessários e assim, o material possa ser utilizado na investigação de forma correcta.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Métodos de recolha de dados - os dados em investigação educacional: realização de entrevistas no terreno

Realizou-se em grupo um guião para uma entrevista - um estudo de caso sobre as representações de professores do ensino básico/secundário que sejam amigos pessoais dos estudantes do MCEM que respondesse às questões de investigação:
1) O que pensam esses professores sobre as redes sociais a exemplo do Facebook, Myspace, Twitter, etc?
2) Como é que vêm a sua (hipotética/real) participação numa rede social?
3) Que expectativas têm sobre o seu uso no ensino?
Após, várias leituras, pesquisa, pretendia-se criar um guião conjunto. É certo que a ideia não foi fácil de concretizar e o resultado foi um conjunto de questões possíveis de serem feitas tendo em conta o trabalho pretendido. No entanto, dada a flexibilidade inerente a uma entrevista, esta situação não comprometeu, a meu ver as entrevistas a serem feitas pelos colegas da turma.
Uma vez que cada grupo tinha criado o seu guião, incluindo os Sherlockianos, eu tinha uma noção do que deveria ter em conta quando realizasse a entrevista que me era pedida.

Uma experiência diferente

Não esquecendo aspectos importantes a ter em conta como:
- Marcar com o entrevistado o local e o momento da entrevista;
- Decidir como iria actuar em termos técnicos;
- Fazer algumas experiências audio com o software audacity.

Tinha as condições criadas para a realização da minha entrevista. Na escola estava com o entrevistado num espaço calmo, dentro do possível isento de barulho.
Apesar da tentativa de formalidade, depois de ter apresentado o projecto a que me propunha, solicitar permissão da gravação, publicação e eventual necessidade futura de citação considero que não foi muito fácil o começo. A falta de experiência criou um ambiente com algum nervosismo, no começo da gravação, que se esbateu no momento em que a entrevista começou.
Estava prevista uma duração entre 30 e 45 minutos. Tendo em conta o tempo antes da gravação, no total a entrevista não excedeu os 30 minutos. Considero que o facto de haver conhecimento entre o entrevistado e o entrevistador e o à vontade que essa situação proporciona, garantiu que a entrevista ocorresse de forma fluida. Por outro lado, o facto do entrevistado estar ligado directamente às TIC, gerou um diálogo, de certa forma facilitado para mim, que, em alguns momentos deixava o entrevistado continuar o seu diálogo. A acrescentar que, quando no início deveria questionar a idade e tempo de serviço utilizando um intervalo de valores proposto, o conhecimento com o entrevistado fez-me fazer a pergunta directa, esquecendo o intervalo referido. Tenho a noção que, numa entrevista feita correctamente, são elementos que não posso esquecer.
A experiência foi diferente, enriquecedora e será uma forma de me fazer reflectir face àquilo que é uma possível recolha de dados, que aspectos a ter em conta e que aspectos devo melhorar.