segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Investigação e Inovação- Investigação Aplicada sobre o Desenho

Tendo em conta que já fiz a minha reflexão final sobre todo o meu trabalho mas surgiu entretanto a necessidade de realizar uma tarefa que aparenta ser útil, dada a diferenciação em termos de métodos de investigação que temos vindo a abordar, este texto foi colocado na devida ordem em termos de arquivo lógico deste blog.
Actualmente, mais que proceder a uma investigação no campo da educação, seja em que paradigma for ou metodologia utilizada, cada situação com as suas vantagens e limitações, há que reflectir sobre as mudanças práticas que essa investigação pode trazer.
Até que ponto os resultados da investigação promovem melhoria na educação? Até que ponto o contexto educativo pode contribuir para um processo de investigação credível? É nesta corrente de inovação que surge a Design-based Research.
Tendo em conta o pedido de um resumo em relação a este método, após alguma leitura, que, tendo considerado útil coloquei em nome do grupo no espaço Fontes, deixo aqui a minha intervenção no fórum sobre a temática.
Segundo Wang e Hannafin (2005), a investigação aplicada sobre o desenho surge como uma metodologia destinada a desenvolver as práticas educativas através de uma uma interacção entre a análise, o Desenho, o desenvolvimento e a implementação, baseda numa colaboração entre os investigadores e utilizadores levando assim a teorias e princípios de Desenho contextualizados.

Estes autores propõe a investigação baseada no Desenho e os seus objectivos pretendem resolver problemas do mundo real. Dantes, em investigação educacional, as teorias eram geralmente testadas através de experimentação artificial em contextos controlados. No entanto, na investigação baseada no Desenho, o objectivo não é testar se a teoria funciona, mas ambos, design e teoria desenvolvem-se mutuamente através do processo de pesquisa. Mas os investigadores utilizam o design para readaptar as teorias continuamente, de modo a que elas realmente funcionem na prática e levem eventualmente a mudanças substanciais na prática educativa.

Assim, ela deve ser pragmática, ao assentar quer na teoria, quer no contexto real. A teoria acaba por ser por um lado a base de apoio à investigação, mas por outro o resultado da mesma. A investigação é conduzida num contexto real com a complexidade, dinamismo e limitações de uma prática autêntica.

Interactiva, pois sem a colaboração entre investigadores e utilizadores, provavelmente a intervenção não teria os devidos efeitos no contexto real. Este processo demora algum tempo, uma vez que, teoria e intervenção vão sendo desenvolvidos e constantemente readaptados, numa relação entre análise e Desenho, consequente avaliação e redesenho.

O facto de esta investigação ser integradora prende-se com os dados oriundos de várias fontes que confirmam a credibilidade das pesquisas.

Os resultados da investigação estão ligados ao processo de design e os parâmetros que conduzem a investigação

Este tipo de investigação produz teoria e intervenções práticas ao nível educativo a partir dos seus resultados.

É assim criada uma interacção constante baseada em múltiplas perspectivas teóricas e paradigmas de investigação com vista à construção do conhecimento sobre a natureza e condições de aprendizagem.
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http://projects.coe.uga.edu/dbr/explain01.htm, consultado em Fevereiro de 2010

Barab, Sasha e al.(2004). Design-Based Research: Putting a Stake in the Ground, disponivel em inkido.indiana.edu/research/onlinemanu/papers/dbr-jls.pdf, extraido em Fevereiro de 2010

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