O estudo de caso enquadra-se num plano qualitativo (paradigma interpretativo), podendo no entanto recorrer a uma metodologia mista no seu processo, como acontece com a tese analisada anteriormente.
Contrariamente à metodologia experimental, em que se manipulam variáveis por forma a chegar-se ao seu significado causal, num estudo de caso o investigador observa as características de um individuo ou grupo de modo a compreender e explicar os vários fenómenos que, num contexto caracterizam a unidade, o caso.
O estudo de caso contribui de forma inigualável para a compreensão dos fenómenos individuais, organizacionais, sociais e políticos (Yin, 1994) pois permite uma investigação que preserva as características holisticas dos fenómenos da vida real.
Benbasat et al (1987) consideram que um estudo de caso deve possuir as seguintes características:
- Fenómeno observado no seu contexto natural;
- Pesquisa envolvida com questões "como?" e "porquê?" ao contrário de “o quê?” e “quantos?”
A observação participante utilizada no estudo de caso adequa-se aos vários problemas que a investigação em educação enfrenta.
Bailey (1978) identifica vantagens para este tipo de observação
. É útil quando os dados são coletados de uma forma não verbal;
. Porque as observações em estudos de caso ocorrem durante um longo período de tempo, o investigador pode desenvolver uma relação mais intima e informal com os sujeitos observados, num contexto mais natural;
. As observações em estudos de caso são mais reactivas
No entanto como sabemos que, com este tipo de observação não se perde a perspectiva inicialmente pretendida e se perdem as particularidade que estavam a ser investigadas? É aqui que se torna importante a validação externa, é aqui que são colocadas questões sobre a subjectividade do estudo por observação participada.
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Cohen,L., Manion, L., Morrison, K., Research Methods in Education. London: Routledge Falmer
Yin, Robert K.. "Estudo de caso planejamento e métodos".São Paulo
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