sábado, 17 de outubro de 2009

O processo de investigação - métodos em Investigação Educacional


Consoante o paradigma da investigação em educação se define com características quantitativas ou qualitativas e os respectivos métodos ganham consistência no processo de investigação, há que realçar a importância de ambos com as suas vantagens e limitações. Só assim a investigação ganha um cunho rigoroso. Enquanto que na investigação qualitativa as técnicas passam por observações naturalistas, realizadas no local, contextualizadas, na investigação quantitativa, o método seguido é científico, a realidade estudada pretende-se objectiva bem como a interpretação feita dos fenómenos. Segundo Fernandes, D. (1991), uma das prioridades do método quantitativo é verificar a generalização dos resultados à população. Este método é muito importante em termos de validade externa pois a partir de uma amostra representativa da população é feita a inferência ao universo em estudo, com uma grande precisão. As amostras experimentais devem ser trabalhadas exaustivamente com vista a um resultado fidedigno e objectivo. As técnicas a ser tidas em conta proporcionam resultados mais ou menos conclusivos. As limitações prendem-se sobretudo com a capacidade de controle das variáveis independentes, encontrando-se assim condicionada a generalização dos resultados.

Numa investigação qualitativa, é a compreensão profunda dos problemas, é ir mais além na investigação de determinados fenómenos, sem preocupação com a generalização dos resultados. aqui reside uma das grandes dificuldades deste método. Na investigação qualitativo, a veracidade dos dados depende da integridade e do conhecimento do investigador. As técnicas de entrevista, observações minunciosas e análises de instrumentos escritos, permitem uma investigação mais ampla. A falta de objectividade e o envolvimento do investigador com os sujeitos a investigar acaba por ser uma limitação, desta vez no na investigação qualitativa.

Se pretendermos fazer uma distinção quanto à metodologia aplicada, considero antes de mais que a utilização simultânea de métodos qualitativos e quantitativos só pode beneficiar uma investigação. Num processo metodológico misto, pode, embora com predominância para uma das situações, fazer-se uma investigação que se limita a questionar, mas ao mesmo tempo com procura de respostas. Comunicar-se essencialmente com os sujeitos a que diz respeito o estudo, mas porque não servir-se deles para determinados aspectos a analisar. Criar situações descritivas, conjuntamente com A metodologia mista considerada de forma equilibrada tendo em conta a investigação a ser feita, só trás mais valias a todo o processo.

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Cohen,L., Manion, L., Morrison, K., Research Methods in Education. London: Routledge Falmer

Pita Fernádez, S. Pértegas Díaz, S. – Ynudad de Epistomologia Clínica y Bioestadistica, Complexo Hospitalario-Universitario Juan Canalejo, A Coruña, Cad. Aten. Primaria, 2002

http://www.fisterra.com/mbe/investiga/cuanti_cuali/cuanti_cuali.asp

http://claracoutinho.wikispaces.com/Investigação+qualitativa+passos+fundamentais



























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